Mapa do Portal      Registo      Entrar
 
 
  Detalhes do Projecto  
Vita Civitatis. A cidade e o quotidiano medieval (Categoria: Projecto Educativo)
Local: Lisboa       Duração: de 06-10-2008 a 31-01-2020
 
 
"Vita Civitatis. A cidade e o quotidiano medieval"
    
Projecto didáctico que decorre no centro histórico de Lisboa, no local que foi o coração da Lisboa medieval. Este projecto incide sobre a vivência quotidiana da Idade Média e descreve os ambientes urbanos e rurais.
A Temática

Projecto didáctico que incide sobre a vivência medieval descrevendo os ambientes urbanos e rurais. O destaque para o quotidiano das populações na Idade Média, os costumes, vestuário (os tecidos que utilizavam os nobres eram iguais aos que utilizava o povo?), do interior das casas à feira, alimentação e higiene, sem esquecer os divertimentos e música (como eram as festas? Como dançavam?). A recriação de um scriptorium medieval permite aproximar os visitantes da escrita medieval e através da experimentação perceber o grau de dificuldade do trabalho de um monge copista e a recriação de um torneio entre cavaleiros medievais que termina com a armação de um dos cavaleiros. Como se preparavam para o combate? Porque se defrontavam? Como se saudavam antes de iniciar o combate? Que regras tinham que respeitar? O ambiente cénico criado pretende disponibilizar um espaço dinâmico, vivo e de interacção que irá servir como complemento às matérias leccionadas na sala de aula e desta forma despertar o interesse das crianças pela história universal. Esta actividade didáctica está também disponível a grupos de crianças que nos queiram visitar não integradas em ambiente escolar, como por exemplo para a celebração da sua festa de aniversário.  
   


Os Destinatários

Vocacionado preferencialmente para alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico. No entanto dado o interesse manifestado por professores de outros graus de escolaridade foi feita uma adaptação da apresentação para grupos etários diferentes, desde o ensino pré-escolar ao secundário.
Os grupos escolares ou outros grupos organizados podem realizar a sua inscrição através do contatos fornecidos.
Grupos mínimos de 10 participantes.

Informações Adicionais

Local de Realização
O projecto é desenvolvido na Sede do Secretariado dos Amigos dos Castelos, em pleno coração da cidade antiga, a partir de 06 de outubro.

Os Monitores
Factor decisivo para a qualidade da apresentação do projecto é a selecção dos nossos monitores. Na selecção é requisito essencial a formação académica superior na área de História. Assim, colaboram neste projecto professores licenciados em História. Para dinamização de actividades lúdicas relacionadas com o tema central do projecto (festas de aniversário e ateliers de tempos livres) contamos também com a colaboração de jovens com formação suplementar na área da animação cultural.

Valor da inscrição
Grupos escolares: 3,50€ por participante
Grupos particulares: €5,50 por participante

Horários das sessões:
de 2ª a 6ª feira
manhãtarde 
09.30h/11.00h 14.00/15.30h
11.00h/12.30h 15.30h/17.00h



Descarregue aqui a ficha de pré inscrição para este projecto 

 
Marque a sua visita...

Contactos
Tlm.: + 351 918 748 695
Fax.: +351 218 885 342

Email: educativo@amigosdoscastelos.org.pt

 


Deixe aqui o seu comentário sobre este Projecto:
Nome:
Email:
Comentário:
Inserir Comentário
   
<> (23-03-2007 15:32:47)
O meu filho teve a oportunidade de ir a este inovador e esplendido projecto, pelo seu colégio S.João de Brito. Tendo referido que gostou imenso. Gostaria de saber, se é possivel os adultos e pelo facto de ter outra filha mais velha,se haverá possibilidade de outras visitas, para outro tipo de visitantes.Uma vez que a Nossa História, é algo que me fascina.
Patrícia <paty-a-lopes@hotmail.com> (26-02-2009 16:02:38)
Eu própria vivi essa experiência pela minha escola e gostei imenso só o facto de nos fantasiar-mos é simplesmente fantástico e assim aprendemos a brincar.
Piedade Silva Pereira <dadita.coimbra@gmail.com> (01-02-2013 9:48:52)
Conheço o trabalho desenvolvido e gostaria de levar 130 alunos dos 5.º e 6.º anos, ainda este período
Ana Esmeralda Carola <ana.e.carola@cjav.fcebi.org> (02-02-2017 10:53:47)
Pretendo saber da possibilidade de levar cerca de 100 alunos do 5º ano (50 de manhã e 50 de tarde) no dia 28 de Abril. Aguardo resposta.
Voltar
 
     
     
  Privacidade        Condições de Utilização        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos