Mapa do Portal      Registo      Entrar
 
 
  Detalhes do Projecto  
Percurso Lisboa Quinhentista (Categoria: Projecto Educativo)
Local: Lisboa       Duração: de 19-01-2011 a 31-01-2020
 
 
Lisboa em 1500
A baixa de Lisboa que actualmente podemos visitar, está fortemente marcada pela sua reconstrução promovida após o terramoto de 1755.
No entanto, perdidos na cidade, existem muitos vestígios que nos mostram a ancestralidade da cidade.
No século XVI, Lisboa era a capital de uma vasto território que incluía locais muito longe da latitude da cidade, mas cujas riquezas permitiram a construção de uma vasta urbe.
O percurso
O percurso "Lisboa Quinhentista" procura dar a conhecer aos alunos as características sociais, económicas e culturais de um dos períodos históricos mais importantes de Portugal , partindo dos testemunhos e vestígios arquitectónicos e artísticos espalhados pela cidade.
Este percurso passa por vários edifícios religiosos e civis, em que é possível observar vestígios da época de 500, ou ainda que foram edificados na época quinhentista e que servirão para a explanação de conteúdos essenciais na História Moderna de Portugal: os Descobrimentos, a Companhia de Jesus, as Misericórdias, a Arquitectura Manuelina, o urbanismo da cidade Moderna.
Os Destinatários
Projecto Educativo destinado essencialmente aos alunos do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e também aos alunos do Ensino Secundário, em articulação com os programas escolares leccionados nas disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa.
Monitores
O percurso é acompanhado integralmente por monitores, com formação base na área de História e com formação específica nos conteúdos do Projecto "Percurso Quinhentista". Os monitores têm ainda preparação para acompanhar os grupos escolares, de acordo com a legislação em vigor. O discurso é ainda adequado à faixa etária dos alunos.
Para marcar a sua visita

O percurso quinhentista tem início no Secretariado dos Amigos dos Castelos, na R. Barros Queirós, 20 (junto ao Largo da Igreja de S. Domingos, no Rossio).
O percurso quinhentista tem um custo por aluno de € 4,00.
É necessário fazer uma marcação prévia junto do Serviço Educativo dos Amigos dos Castelos:
Dr.ª Isabel Barata
Telefone: 918 748 695
educativo@amigosdoscastelos.org.pt


DESCARREGUE AQUI "FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO"


 
Marque a sua visita...

Contactos
Tel.: +351 218 885 381
Móvel: +351 918 748 695

Email: educativo@amigosdoscastelos.org.pt

 


Deixe aqui o seu comentário sobre este Projecto:
Nome:
Email:
Comentário:
Inserir Comentário
   
Voltar
 
     
     
  Privacidade        Condições de Utilização        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos