Mapa do Portal      Registo      Entrar
 
 
  Detalhes do Projecto  
Percurso Pombalino (Categoria: Projecto Educativo)
Local: Lisboa       Duração: de 28-01-2010 a 31-01-2020
 
 
Percurso Pombalino

Com este projecto os Amigos dos Castelos propõem um salto no tempo, recuando à segunda metade do século XVIII, com a realização de um percurso pedestre que vai permitir às crianças e jovens conhecer a Baixa Pombalina, com olhos de ver.

A Temática

A reconstrução da Baixa Pombalina, orientada pelo Marquês de Pombal após o terremoto de 1755, é considerada a maior escola urbanística portuguesa, que influenciou a construção de grande número de novas cidades, na África, Ásia, Oceânia e América.
Através deste percurso os alunos irão conhecer a nova planificação da cidade, abordando a arquitectura religiosa com a revitalização de igrejas existentes, a arquitectura civil, que se denuncia pela volumetria, organização de fachadas e estrutra anti-sísmica, designada por gaiola, e as artes decorativas nomeadamente os estuques, as guardas das varandas, os ferros decorativos e os azulejos tipicamente pombalinos.

Os Locais

O percurso desenvolve-se pela Baixa Pombalina da cidade de Lisboa, iniciando-se no Secretariado dos Amigos dos Castelos, na R. Barros Queirós, n.º 20, com paragens em locais seleccionados para explicação dos temas a abordar.

Os Destinatários
Este projecto está especialmente orientado para alunos do 3º Ciclo e Secundário, em ligação com as matérias leccionadas na sala de aula.

Fora do período lectivo, este percurso orienta-se para grupos familiares, realizando-se ao fim de semana.
Informações adicionais

Local de Realização
O Projecto Percurso Pombalino realiza-se na cidade de Lisboa, na zona da Baixa Pombalina, com partida do Secretariado dos Amigos dos Castelos, na Rua Barros Queirós, n.º 20 (ao Rossio).

Os Monitores
Factor decisivo para a qualidade da apresentação do projecto é a selecção dos nossos monitores. Na selecção é requisito essencial a formação académica superior na área de História. Assim, colaboram neste projecto professores licenciados em História e com horário de trabalho incompleto. Para dinamização de actividades lúdicas relacionadas com o tema central do projecto (festas de aniversário e ateliers de tempos livres) contamos também com a colaboração de jovens licenciados em História com formação suplementar na área da animação cultural.

Valores de inscrição:
4,00€ por aluno

DESCARREGUE AQUI "FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO"

 
Marque a sua visita

Contactos
Tel.: +351 918 748 695
Fax: +351 218 885 342

Email: educativo@amigosdoscastelos.org.pt

 


Deixe aqui o seu comentário sobre este Projecto:
Nome:
Email:
Comentário:
Inserir Comentário
   
Voltar
 
     
     
  Privacidade        Condições de Utilização        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos