Mapa do Portal      Inscription      Connexion
 
 
  Detalhes do Projecto  
Narrativas de Viagem (Categoria: Ciclo de Conferências)
Local: Lisboa       Duração: de 16/04/2018 a 18/06/2018
 
 
Narrativas de Viagem
No 2º trimestre de 2018 apresentamos um ciclo de conferências dedicado a histórias de viagem. Teremos 5 oradores, 5 destinos de viagem e 5 modos distintos de jornada.  Serão abordadas as várias vertentes de viagem: aventura, reconhecimento, histórica, patrimonial e cultural. Os convidados irão partilhar os objectivos e experiências junto de realidades singulares.

O ciclo decorre nos meses de Abril, Maio e Junho, à segunda-feira, no auditório dos Amigos dos Castelos, na Rua Barros Queirós, n.º 20, 1º Drt.º, em Lisboa, com início às 18.00h.

A entrada é livre, mas os lugares são limitados.

O Programa
16 de Abril | 18.00h

Mongólia

Agostinho Mendes Guia de viagens de aventura. A paixão pela arte de andarilhar já o fez passar por algumas dezenas de países, distribuídos por vários continentes. Em viagem, procura experiências intensas que já o levaram a viver com nómadas na Mongólia, famílias mosuos na China ou em aldeias nos Himalaias. Ingressou no Instituto Português de Fotografia, na sequência de uma viagem à Índia. Algumas de suas fotografias já foram publicadas na imprensa portuguesa, brasileira e espanhola. Estão ainda distribuídas por várias casas ou escritórios, como parte de colecções particulares. Gosta de actividades ao ar livre, como o trekking, e é o fundador do site de inspiração de viagem Ao Sabor do Vento.


7 de Maio | 18.00h

Portugal e a Primeira Travessia Aérea do Atlântico– 1919

Fernando Teixeira Licenciado em Engenharia está ligado à Aviação desde 1955. Primeiro como Aero modelista, depois como Piloto de Avião e, mais tarde, como Instrutor de Formação Teórica. Em 1991 graduou-se como Piloto Particular de Avião. Posteriormente, durante 23 anos, foi “Ground Instrutor” leccionando as cadeiras de Instrumentos de Avião, Sistemas de Avião e Estruturas de Avião. Entre 2009 e 2014 fez o estudo histórico, o projecto técnico e a construção de um modelo do NC-4, à escala de 1:8, que ofereceu à cidade da Horta para que sirva de memorial da Primeira Travessia Aérea do Atlântico. É autor de diversos livros técnicos sobre Aeronáutica entre os quais “A Primeira Travessia Aérea do Atlântico / The First Air Crossing of the Atlantic”.


21 de Maio | 18.00h

Benim e a Fortaleza de São João Baptista de Ajudá

Francisco Sousa Lobo Natural de Alhandra frequentou o Colégio Militar, a Academia Militar, o Instituto Superior Técnico e a Escola Prática de Engenharia, sendo Engenheiro Militar e Civil desde 1967. É Presidente dos Amigos dos Castelos, fazendo parte do grupo que em 1983 fundou esta ONG de defesa do Património Histórico Militar e suas envolventes culturais e ambientais. Tem um percurso de três décadas no estudo e divulgação da fortificação em Portugale no estrangeiro. Foi professor em cursos extra curriculares, em universidades portuguesas, nas áreas da sua especialidade. Entre outros, é co-autor dos livros História das Fortificações Portuguesas no Mundo, Cabo Verde: fortalezas, gente e paisagem e Património de Origem Portuguesa no Mundo.

Recentemente publicou a obra A Defesa de Lisboa (1809-1814), Linhas de Torres Vedras,Lisboa, Oeiras e Sul do Tejo.


04 de Junho | 18.00h

Quirguistão

Lisa Vaz Natural de Lisboa, desde muito cedo tomou o gosto por viajar. Seguindo a sua paixão, já visitou mais 55 países, com especial destaque para a Ásia e Américas, tendo concretizado ainda um dos seus maiores sonhos, viajar até à Antártida. Destaca ainda o encantamento que sentiu na Patagónia ou nos Himalaias. E foi aliada à sua paixão pela viagem e aventura, que nasce outra paixão não menos importante, a fotografia. Em 2015 inaugura a sua primeira mostra de fotografia de viagem em Lisboa, “Outros Lugares”, em 2017 e com uma coleção apreciável de imagens, dedica uma segunda exposição às “Gentes do Mundo”, coleção de retratos. O seu trabalho tem vindo a merecer reconhecimento além fronteiras, sendo de destacar entre outros, o Sony World Photography Awards de 2014 e em 2016 o concurso “The World in Focus”, organizado pela prestigiada publicação norte-americana de fotografia, Photo District News (NY).


18 de Junho | 18.00h

África Austral

Luís Dias Nasceu em 1973 em África, mas cedo começou a calcorrear os trilhos de Portugal. Formado em História, partilha os seus conhecimentos em Geologia, fauna e flora ou de curiosidades do mundo animal com os grupos que guia na natureza. A sua experiência de campo permite-lhe conhecer inúmeras regiões de Portugal e Espanha. É um apaixonado pelo ar livre, pela história e etnografia do nosso país. Fora de Portugal, é o Nepal que mais lhe toca o coração. A região dos Annapurna marcou-o. Percorreu as montanhas da Bolívia e Peru, de Rila e Pirim na Bulgária, todo o Atlas em Marrocos e inúmeras regiões desde a Escócia à Turquia. Além de viajante e andarilho, trabalha a tempo inteiro na agência, sendo guia de Passeios pedestres e responsável pelo expediente e contacto com clientes.


O Local
Auditório dos Amigos dos Castelos

Rua Barros Queirós, n.º 20, 1.º Dt.º

O Ciclo de Conferências tem início sempre às 18h00.


 
Informações

Contactos
Tel.: +351 218 885 381
Fax: +351 218 885 342

Email:patrimonio@amigosdoscastelos.org.pt

 


Deixe aqui o seu comentário sobre este Projecto:
Nome:
Email:
Comentário:
Inserir Comentário
   
Voltar
 
     
     
  Confidentialité        Conditions d'utilisation        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos