Mapa do Portal      Registo      Entrar
 
 
  Detalhes do Projecto  
Conversas ao acaso (Categoria: Ciclo de Conferências)
Local: Lisboa       Duração: de 08-01-2018 a 19-03-2018
 
 
Conversas ao acaso
Iniciaremos o 1º trimestre de 2018, com um Ciclo de Conferências dedicado a temas diversos. Do contributo dos insectos para o sucesso da investigação criminal, passando pelo património edificado e artístico, pelos avanços na inteligência artificial, terminando na capacidade de aprendizagem de novas palavras durante a idade adulta.
Conversas ao Acaso será composto por cinco conferências. O ciclo terá lugar no auditório dos Amigos dos Castelos em Lisboa, às segundas-feiras, de 8 de Janeiro a 19 de Março, às 18.00h.

O Programa
08 de Janeiro | 18.00h

Quando, onde e como? Os insectos na investigação criminal.

Teresa Rebelo Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com doutoramento em Ecologia e Biossistemática (FCUL) e mestrado em Protecção Integrada (ISA) tem como principais áreas de investigação Gestão de Pragas e Entomologia Forense. Publicou 36 artigos em revistas especializadas e 7 capítulos de livros. Participou em 98 eventos científicos nacionais e internacionais. Orientou e/ou orienta diversos projectos nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias. Colaborou em 11 projectos de investigação, dos quais coordenou dois.


22 de Janeiro | 18.00h

A Baixa Pombalina - O Plano Regular: O Real e a Utopia.

Margarida Valla Licenciada em Arquitectura realizou o mestrado na mesma área na School of Architecture em Londres. Tem o Doutoramento em História de Arte na FLUL (2008).

Em 1986 foi Membro de Investigação do projecto “O Património Arquitectónico Português Fora da Europa”na FAUTL e Membro-fundador do Centro de Estudos de Urbanismo e Arquitectura / ISCTE. Desenvolveu vários projectos relacionados com a recolha e análise da cartografia e identificação das características morfológicas da cidade portuguesa de que resultaram várias publicações, assim como no âmbito do Doutoramento, que analisa as regras urbanas e as Fortificações Modernas em Portugal e o papel dos engenheiros militares neste processo. Como membro do Artis/ IHA / FLUL desenvolve POS-DOC sobre as Praças-Fortes do Alentejo.


19 de Fevereiro | 18.00h

Guadamecis e couros lavrados nas artes decorativas portuguesas: materiais e técnicas de produção artística.

Lina Falcão é mestre em Química Aplicada ao Património Cultural da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (UL) e licenciada em Conservação e Restauro pela Escola Superior de Conservação e Restauro e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. É doutoranda em Belas-Artes, ramo Ciências da Arte, na Faculdade de Belas-Artes (UL), desenvolvendo em colaboração com a Faculdade de Ciências (UL) um projecto de investigação subordinado ao tema dos cabedais decorativos e artísticos europeus do período da Idade Moderna.


05 de Março | 18.00h

Máquinas automáticas e Inteligência Artificial: desafios ou ameaças?

Isabel Ribeiro é Professora Catedrática do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa.

Os seus interesses de investigação centram-se na área da robótica móvel autónoma, que introduziu em Portugal em 1988 e em que trabalha desde então. É autora de mais de 100 artigos publicados em revistas científicas e conferências internacionais. Foi investigadora responsável de inúmeros projetos de I&D financiados por fundos nacionais e europeus.

Foi Vice-Presidente para a Gestão Administrativa e Financeira do Técnico e vogal do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Foi escolhida pelo Ciência Viva como uma das “Mulheres na Ciência” em Portugal. É membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros.


19 de Março | 18.00h

ADIADA

Aprendizagem de novas palavras na língua nativa do ouvinte.

Tânia Fernandes coordenadora do projecto em colaboração com o Hospital de Santa Maria / Faculdade de Medicina e financiado pela Fundação Bial sobre o tema aprendizagem de novas palavras por adultos e possíveis efeitos de envelhecimento nesta capacidade.

O Local
Auditório dos Amigos dos Castelos

Rua Barros Queirós, n.º 20, 1.º Dtº.

O Ciclo de conferência tem início sempre às 18hs.

Informações
Telefone: 218 885 381

Fax.: 218 885 342

E-mail: patrimonio@amigosdoscastelos.org.pt


Deixe aqui o seu comentário sobre este Projecto:
Nome:
Email:
Comentário:
Inserir Comentário
   
Voltar
 
     
     
  Privacidade        Condições de Utilização        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos