Mapa do Portal      Registo      Entrar
 
 
  Detalhes do Projecto  
Fotografia em Portugal: diferentes perspectivas (Categoria: Ciclo de Conferências)
Local: Lisboa       Duração: de 09-10-2017 a 04-12-2017
 
 
Fotografia em Portugal: diferentes perspectivas
Ciclo de Conferências do 4.º Trimestre
Terá lugar no auditório dos Amigos dos Castelos, na Rua Barros Queirós, n.º 20, 1.º Dt.º, sempre as segundas-feiras quinzenalmente às 18hs.
A entrada é livre! 

O Programa
09 de Outubro| 18h00
Arquivo Fotográfico: evolução e conservação das colecções de fotografia.
Luís Pavão

Licenciado em Engenharia Electrotécnica, IST, Lisboa, 1981 e Master of Fine Art on Photography – Museum Studies, Rochester Institute of Technology (RIT), NY, 1988. Fez um estágio sobre conservação de fotografia no International Museum of Photography at George Eastman House e no Image Permanence Institute, Rochester, NY, de 1987 a 1989. Conservador e responsável pelas colecções de fotografia do Arquivo Municipal de Lisboa, desde 1991. Lecionou no Instituto Politécnico de Tomar, de 2000 a 2015, tecnologia da fotografia e processos tecnológicos históricos. Sócio fundador da LUPA (Luís Pavão Limitada), especializada na conservação de colecções de fotografia, tendo assumido responsabilidade técnica na realização de projectos de conservação descrição e digitalização de colecções de fotografia de várias instituições portuguesas, públicas e privadas.


23 de Outubro | 18h00
A fotografia na construção da sociedade lisboeta: funções, contributos e inovações
Paula Figueiredo Cunca

Investigadora na área da fotografia no Arquivo Municipal de Lisboa/Fotográfico. Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação – ISCTE, com a tese Snapshot –Fotografia de Ocasião, Imagens Privadas (2005) e licenciada em Filosofia –FCH/UCP. Ingressou no Arquivo Municipal de Lisboa/Fotográfico, em 1996, como Fotógrafa e, em 2000, passou a Técnica Superior. Coordenou o Serviço Educativo, do Arquivo Fotográfico, de 2003 a 2012. Com formação na área da fotografia e teoria da imagem tem vindo a apresentar conferências, seminários e artigos sobre fotografia de família e sobre as colecções da Instituição. É autora de diversos textos de investigação para exposições. Foi comissária da exposição Ana Maria Hostein Beck - Álbuns de Família, em 2013, com Luís Pavão. 


06 de Novembro | 18h00
O fotógrafo Eduardo Portugal
Isabel Corda

Licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1985-1989) e pós graduação em Museologia e Conservação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (1996-1997). Desde 1992 é Técnica Superior no Arquivo Municipal de Lisboa (AML). Trabalhou como conservadora de colecções de fotografia, participou em projectos de exposição, desenvolveu trabalho na área de investigação sobre fotografia e fotógrafos, em Portugal, e coordenou trabalhos na área da descrição arquivística tendo representado o AML em encontros e seminários sobre fotografia e assinado alguns artigos em coautoria, publicados nos Cadernos do AML e em catálogos de exposição, do AML – Fotográfico. Foi ainda docente (convidada) do 2º ciclo da Licenciatura de fotografia, do curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual, no Instituto Politécnico do Porto (2001 e 2004).


20 de Novembro | 18h00

José Luís Neto: apropriação, branco singular (repetitivo)
José Luís Neto

Expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro desde o início da década de 90, participando também em bienais, feiras de arte e encontros de fotografia. O seu trabalho foi apresentado no Museu de Serralves, Centro Cultural de Belém, Culturgest, Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Museu Nacional de Arte Antiga, Fundação Calouste Gulbenkian, Hayward Gallery (Londres), Foto Colectania (Barcelona), Musée de l’Elysée (Lausanne), Circulo de Bellas Artes (Madrid) e Museu Folkwang (Essen), Oca do Ibirapuera (São Paulo) entre outros. A sua obra está publicada em vários livros e catálogos e representado em várias colecções, públicas e privadas, como as do Ar.Co, Centro Português de Fotografia, Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, Colecção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Colecção de Fotografia Contemporânea do Novo Banco, Fundació Foto Colectania (Barcelona), e Museu Folkwang (Essen). Tem recebido vários prémios, entre os quais o Prémio Bes Photo 2005 e o Prémio Especial do Júri na edição 47 do Salon D’Art Contemporain de Montrouge (2002). A investigação das características específicas da linguagem fotográfica, a exploração das potencialidades do aparelho fotográfico, as imagens minúsculas, a folha branca de papel fotográfico, e a apropriação de imagens constituíram, desde sempre, a matriz do seu trabalho.


04 de Dezembro | 18h00

Arquivo Municipal de Lisboa|Fotográfico: fotografias e o seu contexto Helena Neves
Maria Helena Neves

É licenciada em História e pós-graduada em Ciências Documentais – opção de Arquivo, pela Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra. No presente é Técnica Superior (Assessora) no Arquivo Municipal de Lisboa, onde iniciou em 1989 a sua actividade profissional assumindo tarefas de coordenação do Gabinete de Microfilmagem (1991-1996) e do Arquivo Intermédio (1996-2010). Colaborou na definição de requisitos funcionais para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de gestão documental e produziu manuais de procedimentos. Representou a CML na elaboração da Norma Portuguesa NP 4041 - Informação e documentação. Terminologia arquivística. Conceitos básicos (2005), na elaboração da Portaria 412/2001, de 17 de abril, que aprova o Regulamento Arquivístico para as Autarquias Locais e na elaboração do Plano de Classificação de Informação Arquivística para a Administração Local (PCIAAL), conforme à Macro estrutura Funcional(2014). De novembro de 2016 a abril de 2017, integrou a equipa de trabalho da Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), onde colaborou na elaboração da Lista Consolidada de Processos de Negócio para a Administração Pública, bem como no projecto de Avaliação Suprainstitucional de Informação Arquivística (ASIA), projecto este a contemplar na Medida 51 do Simplex + (Arquivo Digital), com aplicação à Administração Central e Local. Integra o Conselho Directivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) e coordena o Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais, da mesma Associação. Actualmente desempenha funções de chefe de Divisão do Arquivo Municipal de Lisboa.


O Local
Auditório dos Amigos dos Castelos

Rua Barros Queirós, n.º 20, 1.º Dt.º

O Ciclo de Conferências tem início sempre as
18hs

Informações
Telefone: 218 885 381

Fax.: 218 885 342

E-mail: 
patrimonio@amigosdoscastelos.org.pt

Deixe aqui o seu comentário sobre este Projecto:
Nome:
Email:
Comentário:
Inserir Comentário
   
Voltar
 
     
     
  Privacidade        Condições de Utilização        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos