Mapa do Portal      Register      Login
 
 
  Detalhes do Projecto  
Fortalezas Portuguesas de Além - Mar (Categoria: Ciclo de Conferências)
Local: Lisboa       Duração: de 03/06/2017 a 25/09/2017
 
 
Fortalezas Portuguesas de Além - Mar
Neste terceiro trimestre de 2017 organizaremos um Ciclo de Conferências dedicado ao património fortificado de Além-Mar. Fortalezas Portuguesas de Além-Mar será composto por quatro conferências, cada uma apresentada por investigadores que têm dedicado o seu trabalho à presença portuguesa no mundo. O ciclo terá lugar no auditório dos Amigos dos Castelos em Lisboa, às segundas-feiras, dias 3 e 17 de Julho e 11 e 25 de Setembro às 18h00.
A entrada é livre!


O Programa
03 Julho / 18h00
A “muito bela e possante” fortaleza de S. Sebastião da Ilha de Moçambique: da defesa do império português a património mundial
Eugénia Rodrigues
É Doutorada em História pela Universidade Nova de Lisboa. É, desde 2015, investigadora do Centro de História da Universidade de Lisboa, tendo sido, anteriormente, investigadora do Instituto de Investigação Científica Tropical. A sua investigação incide sobre a história de Moçambique e do Índico no período moderno. Entre outras publicações, é autora de Portugueses e Africanos nos Rios de Sena. Os Prazos da Coroa em Moçambique nos Séculos XVII e XVIII (Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013) e co-autora de Ilha de Moçambique (Maputo, Alcance, 2009).


17 Julho / 18h00
Fortificações Portuguesas nas Ilhas Molucas
Manuel Lobato
Mestre e Doutor em História pela Universidade Nova de Lisboa e investigador integrado do Centro de História (Universidade de Lisboa). Actualmente é docente nos cursos de História e Estudos Asiáticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).
É autor e editor de sete livros e dossiers temáticos e de cerca de 100 artigos e capítulos de livro sobre a história da presença portuguesa no arquipélago malaio-indonésio, na Índia e em Moçambique durante a Idade Moderna. Em 2010 publicou Fortificações portuguesas e espanholas na Indonésia oriental (Lisboa: ed. Prefácio).


11 Setembro / 18h00
Fortaleza de Ormuz — uma exemplar sucessão detécnicas construtivas a partir dos modelos tardo medievais
João Lizardo
Mestre em Arqueologia pela FCSH da UML. Autor do livro "Os vestígios Portugueses da Costa da Arábia", bem como de várias publicações e participações em congressos internacionais sobre os vestígios da Expansão Portuguesa, com destaque para a comunicação "A Fortaleza de Ormuz até de à obra de Onofre de Carvalho no Revisiting Ormuz, FCG, Paris 2007. Participou na 1ª Campanha de escavações em Kalba, organização da FCH e Governo de Sharjah.


25 Setembro / 18h00
Diu - a primeira fortaleza abaluartada na Ásia
Roger Lee de Jesus
Licenciado em História (2010) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Mestre (2012) na mesma área com a tese "O Segundo Cerco de Diu (1546). Estudo de História Política e Militar",estudo que recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Defesa Nacional de 2013,instituído pela Comissão Portuguesa de História Militar. É actualmente doutorando em História Moderna, na Universidade de Coimbra, onde desenvolve uma tese subordinada ao tema «A Governação do "Estado da Índia" por D. João de Castro (1545-1548) na Estratégia Imperial de D. João III». O seu trabalho gira à volta da História da Presença Portuguesa no Oceano Índico durante o século XVI, interessando-se sobretudo pela construção e desenvolvimento do chamado "Estado da Índia" nas suas diversas vertentes. Tem vindo a apresentar comunicações em múltiplos colóquios e congressos entre Portugal,Espanha, Itália, Inglaterra, Estados Unidos da América e Índia.

O Local
Auditório dos Amigos dos Castelos

Rua Barros Queirós, n.º 20, 1.º Direito

O Ciclo de Conferências tem início sempre as 18hs

Informações
Telefone: 218 885 381 
Fax: 218 885 342
E-mail: 
patrimonio@amigosdoscastelos.org.pt



Deixe aqui o seu comentário sobre este Projecto:
Nome:
Email:
Comentário:
Inserir Comentário
   
Voltar
 
     
     
  Privacy Statement        Terms Of Use        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos