Mapa do Portal      Register      Login
 
 
  Detalhes do Projecto  
Ciclo de Conferências: Conversas à Solta (Categoria: Ciclo de Conferências)
Local: Lisboa       Duração: de 03/04/2017 a 19/06/2017
 
 
Conversas à Solta
Neste segundo trimestre de 2017, apresentamos um Ciclo de Conferências de temas variados.
Recuperámos alguns temas que não puderam ser apresentados dentro de ciclos temáticos anteriores e que serão abordados no ciclo ‘Conversas à Solta’, que irá explorar vários campos; desde as especificidades da história nacional à internacional, a personagens históricas e artísticas, e também a curiosidades do foro religioso e antigos impérios.
Terá lugar no auditório dos Amigos dos Castelos em Lisboa, às segundas-feiras, de 3 de Abril a 19 de Junho às 18h00. A entrada é livre, mas os lugares são limitados!


O Programa

03 de Abril | 18.00h

A Mística Islâmica: sabedoria e ascese Fabrizio Boscaglia é um investigador italiano ativo em Portugal e a nível internacional, que se dedica principalmente ao estudo do Islão e da Cultura Islâmica na Literatura e no Pensamento Portugueses Contemporâneos. Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa, com a dissertação intitulada “A presença árabe-islâmica em Fernando Pessoa” (2015), possui um Mestrado em Psicologia pela Universidade de Turim (2007). É membro colaborador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL) e docente no Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona (ULHT)


17 de Abril | 18.00h

As Linhas de Defesa de Lisboa. Francisco Sousa Lobo, natural de Alhandra, frequentou o Colégio Militar, a Academia Militar, o Instituto Superior Técnico e a Escola Prática de Engenharia, sendo Engenheiro Militar e Civil desde 1967. É Presidente dos Amigos dos Castelos, fazendo parte do grupo que em 1983 fundou esta ONG de defesa do Património Histórico Militar e suas envolventes culturais e ambientais. Tem um percurso de três décadas no estudo e divulgação da fortificação em Portugal e no estrangeiro. Professor em cursos extra curriculares, em universidades portuguesas, nas áreas da sua especialidade. Entre outros, é co-autor dos livros História das Fortificações Portuguesas no Mundo, Cabo Verde: fortalezas, gente e paisagem e Património de Origem Portuguesa no Mundo. Recentemente publicou aobra A Defesa de Lisboa (1809-1814), Linhas de Torres Vedras, Lisboa, Oeirase Sul do Tejo.

 

08 de Maio | 18.00h

Uma Charla sobre a Europa. Hermínia Monteiro fez teatro universitário, frequentou o curso de românicas na Universidade Clássica, formou-se posteriormente em Filosofia. Foi durante toda a vida professora nesta área e, actualmente é mãe e avó.

 

22 de Maio | 18.00h

Delfim Maya. Escultor Ibérico. Maria José Maya nasceu em Lisboa em 1952. Licenciada em Filosofia, tem o curso de Perito Orientador do Instituto de Orientação Profissional, fez a parte curricular de um mestrado em Literatura e Cultura Portuguesa e um mestrado em Educação.

Foi professora de Filosofia e Psicologia e Conselheira de Orientação Vocacional em escolas do ensino básico e secundário. Publicou vários livros, entre eles: “Delfim Maya” e "Escultura e Desporto em Portugal". É Presidente dos 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação, uma associação cultural sem fins lucrativos, que promoveu as Comemorações dos 8 Séculos de Língua Portuguesa, entre 5 de maio de 2014 e 4 de Julho de 2015.

 

05 de Junho | 18.00h

Nacionalismos e Globalização. José Manuel Sobral, Investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Diretor da revista Análise Social. Foi presidente da Associação Portuguesa de Antropologia. Entre as suas publicações mais recentes encontram-se os seguintes livros: com J. Vala, Identidade Nacional, Inclusão e Exclusão Social (2010); Portugal, Portugueses: Uma Identidade Nacional (2012)com N. Domingos e H. G. West, Food between the Country and the City: Ethnographies of a Changing Global Foodscape, (2014); com M. C. Silva, Etnicidade, Nacionalismo e Racismo: Migrações, Minorias Étnicas e Contextos Escolares(2015).

 

19 de Junho | 18.00h

A medicina da Antiga Pérsia no tempo de Dario. João Martins e Silva nasceu em Lisboa em 24 de Junho de 1942. É Licenciado em Medicina em 1967 e doutorado em Ciências Médicas (Química Fisiológica) em 1973. Professor Catedrático de Bioquímica Fisiológica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, aposentado em 2005. Actualmente dedica-se a assuntos sobre história da medicina.



O Local
Auditório dos Amigos dos Castelos

Rua Barros Queirós, n.º 20, 1.º Direito

O Ciclo de Conferências tem início sempre as 18hs

Informações
Telefone: 218 885 381

Fax.: 218 885 342

E-mail: patrimonio@amigosdoscastelos.org.pt

Deixe aqui o seu comentário sobre este Projecto:
Nome:
Email:
Comentário:
Inserir Comentário
   
Voltar
 
     
     
  Privacy Statement        Terms Of Use        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos