Mapa do Portal      Register      Login
 
 
  Detalhes do Projecto  
Ciclo de Conferências do 4.º Trimestre de 2015 (Categoria: Ciclo de Conferências)
Local: Lisboa       Duração: de 13/10/2015 a 07/12/2015
 
 
Amor e Política na Realeza

O quarto trimestre de 2015 será assinalado com um Ciclo de Conferências dedicado à realeza. Uma vez que a História também se faz no feminino, Amor e Política na Realeza traz ao Auditório dos Amigos dos Castelos, entre Outubro e Dezembro, algumas das investigadoras e autoras de biografias de Rainhas Portuguesas, incorporadas na colecção Rainhas de Portugal do Círculo de Leitores. Através do foco nestas figuras incontornáveis, ficaremos a saber mais acerca do contexto político e diplomático dos seus matrimónios, e também do seu contributo político e humano ao longo desses anos na corte e no reino.
O ciclo de conferências terá lugar no auditório dos Amigos dos Castelos,em Lisboa, de 13 de Outubro a 7 de Dezembro.
A entrada é livre!


O Programa
13 de Outubro| 17.30h 

NOTA: Excepcionalmente esta 1.ª conferência deste Ciclo terá lugar na 3.ª feira dia 13 pelas 17h30, por questões de disponibilidade da Palestrante.

Mafalda de Sabóia, uma Rainha esquecida.

Maria Alegria Marques

Professora Catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.É desde 2009 Membro eleito do Conselho Científico do Departamento de História,Arqueologia e Artes. E desde 2011 Sub directora do Departamento de História,Arqueologia e Artes da  FLUC. Entre os projectos de investigação em que participou destacam-se o Projecto do Museu Cisterciense de Alcobaça e os Encontros Culturais em S. Cristóvão de Lafões. Da sua vasta produção científica destacam-se “Mafalda de Mouriana (1133?-1158) ”, in As primeiras rainhas. Mafalda de Mouriana. Dulce de Aragão. Urraca de Castela. Mecia Lopes de Haro. Beatriz Afonso do Círculo de Leitores e “Mafalda de Mouriana e Saboia (1130/1133 – 1158), primeira rainha de Portugal”, in Portugal e o Piemonte: a casa real portuguesa e os Saboias. Nove séculos de relações dinásticas e destinos políticos (XII-XX) da Imprensa da Universidade.



26 de Outubro| 18.00h


Isabel de Aragão: Uma Rainha Exemplar

Filomena Andrade

Maria Filomena Andrade é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; mestre e doutora em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É actualmente professora auxiliar na Universidade Aberta onde lecciona várias unidades curriculares na área da cultura e da religião. Pertence ao Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa onde é diretora adjunta e coordena uma das linhas de investigação ligada às identidades religiosas. As suas áreas de especialização e interesse são: história religiosa; monarquismo feminino; estudos de género; arquivística religiosa e história económica e social (no período medieval).


09 de Novembro| 18.00h

D. Inês de Castro

Adelaide Millán da Costa

Doutorou-se em 2000, na Universidade Aberta, local onde lecciona desde 1991.Ocupa a função de Coordenadora Executiva da Unidade de Missão para os Centros Locais de Aprendizagem da UAb,em paralelo é também Coordenadora da ELO (Unidade Móvel em Estudos do Local), e do Grupo de Investigação Espaços e Poderes do Instituto de Estudos Medievais da FCSH.
Tem como principais áreas de interesse e investigação temas como a História urbana, história dos poderes e comunicação política na Idade Média.
Entre as suas publicações mais recentes encontra-se o livro As mulheres de D. Pedro I. Branca de Castela, Constança Manuel e Inês de Castro, incorporado na colecção Rainhas de Portugal do Círculo de Leitores.


23 de Novembro| 18.00h

Sobre a Rainha D. Leonor Teles

Isabel Baleiras

Licenciou-se em História e fez o mestrado em História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Publicou o livro Uma rainha inesperada, Leonor Teles, na Colecção Rainhas de Portugal do Círculo de Leitores, que lhe mereceu o Prémio Lusitania da Academia Portuguesa da História (2012). Tema presentado comunicações em congressos nacionais e internacionais sobre D. Leonor Teles, e prepara o doutoramento sobre o poder político de D. Fernando e D. Leonor Teles e o papel da nobreza exilada em 1385. É investigadora no Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e no Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É também professorado Ensino Básico no Colégio do Bom Sucesso, actriz, e autora de alguns textos de poesia e ficção.


7 de Dezembro| 18.00h

D. Filipa de Lencastre e D. João I – quando a harmonia familiar é um instrumento de legitimidade.

Manuela Santos Silva

Doutorada em História Medieval pela Universidade de Lisboa onde é docente na Faculdade de Letras;
Investigadora integrada do Centro de História da Universidade de Lisboa e investigadora associada do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa. Pertence aos órgãos dirigentes da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais
Coordenou com Ana Maria S. A. Rodrigues e Isabel dos Guimarães Sá a colecção "Rainhas de Portugal" editada pelo Círculo de Leitores entre 2011 e 2013 e em publicação na Temas & Debates.
Foi autora da obra Filipa de Lencastre. A Rainha Inglesa de Portugal,agraciada com uma menção honrosa e com o Prémio Joaquim Veríssimo Serrão -História, atribuído pela Academia Portuguesa de História e pela Fundação Engenheiro António de Almeida em 2012.


O Local
Auditório dos Amigos dos Castelos
Rua Barros Queirós, n.º 20, 1.º Esq.

O Ciclo de Conferências tem início sempre às 
18h00


Informações
Telefone: 218 885 381
Fax: 218 885 342
E-mail: patrimonio@amigosdoscastelos.org.pt



Deixe aqui o seu comentário sobre este Projecto:
Nome:
Email:
Comentário:
Inserir Comentário
   
Teresa Silva <teresasilva1951@netcabo.pt> (11/25/2015 9:05:01 AM)
Ótima ideia. Posso ir mesmo não pertencendo à associação. Eu queria ser social da Associação mas, neste momento estou pobre de dinheiro. Quanto custa participar na vossa associação?
Voltar
 
     
     
  Privacy Statement        Terms Of Use        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos