Mapa do Portal      Registrarse      Entrar
 
 

  Mensagem do Presidente  

Caros Associados,

Na última A. G. Extraordinária de 8 de Outubro votámos um ligeiro aumento da cota destinado  a contribuir para a estabilidade financeira dos Amigos dos Castelos. Por decisão da C. M. Lisboa passámos a pagar as despesas  com a electricidade, encargo até agora gentilmente suportado pelo Município. Temos, além disso, urgente necessidade de fazer obras de conservação nas instalações que só serão possíveis com a boa vontade dos associados ou de entidades patrocinadoras. Estamos a fazer diligências junto dos serviços competentes do Município para que se resolva o problema da área arruinada das nossas instalações, esmagada, já há vários anos, pela derrocada dum edifício contíguo, propriedade da Misericórdia de Lisboa.

Os custos da manutenção do Forte de São Bruno, a nossa sede nacional,  foram transferidos pela  C. M. Oeiras para a jurisdição dos Amigos dos Castelos e das duas outras entidades com quem partilhamos a utilização deste  monumento . Temos aqui  um encargo que exige uma boa congregação de esforços entre as três entidades.

Algumas das nossas dificuldades seriam esbatidas se tivéssemos uma maior tradição de trabalho em regime de voluntariado, muito corrente nos países anglo-saxónicos. Há tarefas de coordenação de visitas, sobretudo em Lisboa, ou mesmo de planeamento e organização que podiam ser feitas por associados.

Neste âmbito não podemos deixar de salientar; o inestimável e silencioso trabalho na Biblioteca realizado pelo José Manuel Montalvão da Cunha; a inestimável colaboração no planeamento das palestras pelas associadas Regina Mendes e Margarida Palha; o inestimável contributo dos que têm mantido o programa de visitas de estudo de pé, hoje sob o impulso de Maria Júlia Jorge, Carlos Santos, Clementino Amaro, Maria Rosa Alves, João Paulo Silva e Jorge Figueiredo e Silva.

Inestimável é também a nossa equipa de colaboradoras; as duas Lenas, a Nil, a Isabel, a Maria José, a Juvita, a Laurinda e a Marta.

Bem hajam todos e todas

Francisco Sousa Lobo

Presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos

  
 
     
     
  Declaración de Privacidad        Términos de Uso        Copyright 2006-2015 Amigos dos Castelos